Você sofre de estresse financeiro?

Data: 05/11/2019

Quantas noites de sono você já perdeu pensando em uma dívida que tem para pagar?

“Como vou conseguir dinheiro? Não vai caber no meu orçamento. Meu salário não vai ser suficiente. E agora?” Às vezes parece que vamos enlouquecer, não é mesmo?

Toda essa preocupação e angústia tem nome: estresse financeiro. Isso pode acarretar uma série de outros problemas como a ansiedade e a depressão. Além de causar consequências na sua saúde, o estresse financeiro pode afetar seu dia a dia nos estudos, na sua vida pessoal seja com a família ou com amigos, e, é claro, no trabalho.

Dívidas relacionadas ao cartão de crédito, empréstimos, cheque especial e muitos outros, podem impactar seu desempenho profissional. Devido à essas preocupações, você pode deixar de dar a devida atenção ao seu trabalho e suas atividades rotineiras, acarretando outros problemas e afetando mais pessoas.

Uma opção é tentar fazer um planejamento, colocar tudo na ponta do lápis e buscar reorganizar as dívidas dentro do seu orçamento. Você pode também montar uma planilha com todos os seus gastos mensais e assim ter um controle maior do seu dinheiro.

O estresse financeiro é como um pesadelo que nos tira o sono. Não deixe que ele tire seu sossego.

Acesse os principais serviços da Fundação Copel