Como ter uma vida financeira saudável?

Data: 29/08/2019

Cuide das suas finanças. Este é o primeiro mandamento para quem deseja ter uma vida financeira saudável. Confira algumas dicas para colocar suas contas em ordem:

  1. Ter organização: Saber quanto entra e quanto sai todos os meses é imprescindível para ter o orçamento em dia. Faça uma planilha e compute todos os seus gastos. Assim, fica fácil saber onde estão seus maiores gastos e onde pode haver cortes!
  2. Preveja os gastos: Adiante os gastos maiores que aparecerão ao longo do ano, tais como impostos. Investimento com material escolar e outras despesas certas. Não esqueça de também prever possíveis emergências, como a troca de móveis ou eletrodomésticos.
  3. Tenha metas e objetivos. Para uma vida financeira saudável é interessante criar metas de: curto, médio e longo prazo. Assim, as contas não cruzam ou se acumulam!
  4. Evite parcelamento do cartão e fuja do cheque especial. Essas armadilhas são perigosas e podem fazer suas dívidas duplicarem.
  5. Invista no seu futuro. Ter uma reserva para a aposentadoria é fundamental para alcançar uma vida financeira estável e saudável. Se possível faça aportes e contribuições extras na sua previdência. Ainda, separe um valor mensal e aplique no Plano Família! Nunca é cedo demais para começar a mudar.

Acesse os principais serviços da Fundação Copel