Consumo consciente: as crianças também devem aprender a poupar

Data: 01/10/2019

Esse mês eu vou economizar! Quantas vezes você já falou essa frase? E quantas vezes realmente cumpriu o que prometeu no começo do mês? Pois é, nem sempre é fácil guardar aquele dinheirinho. Mais difícil ainda é quando se tem filhos, afinal, quem é que resiste a um pedido dos pequenos?

​Mas é muito importante ensinar às crianças, desde cedo, como usar o dinheiro. Uma alternativa é ​ajudá-los a administrar a mesada​, mostrando a importância de se guardar parte do que ganha pensando no futuro. É essencial que a educação financeira seja ensinada dentro de casa para que se torne um hábito na vida adulta. ​Contudo, isso não é tarefa fácil, afinal, como conciliar consumo e poupança?

É aí que se encaixa o consumo consciente. Poupar e investir são palavras chave em relação a esse assunto e o diálogo com os filhos, sejam eles ainda crianças ou já adolescentes, é fundamental.

Pensando nisso, a Associação dos Empregados e Participantes da Fundação Copel (AFC)​, instituidora do Plano Família, criou a Rede de Consumo Consciente. Trata-se de uma rede de estabelecimentos parceiros como farmácias, lojas, restaurantes, postos de combustível, academias, entre outros, que permite que os participantes do Plano Família possam ter um percentual do valor gasto de volta em sua conta previdenciária ​no Plano Família.

​Se você ou seu filho já são participantes do Plano Família, faça o download do aplicativo do PrevCash e cadastre-se, escolha o estabelecimento credenciado, consuma e, ​ao efetuar o pagamento, solicite seu CPF na nota fiscal. Basta fazer a leitura do QR code da Nota Fiscal com o aplicativo ​e pronto! ​Você vai acumulando ​créditos e assim que atingir R$ 30,00, já pode transferir o dinheiro para a conta previdenciária.

E se ainda não é participante, não perca tempo! Faça hoje mesmo um Plano Família e comece a usufruir da rede de consumo consciente.

Quer jeito mais simples de ensinar seu filho a poupar e investir ao mesmo tempo?

Acesse o link http://www.associacaofc.com.br/ e conheça os estabelecimentos credenciados.

Acesse os principais serviços da Fundação Copel