Como melhorar a minha saúde?

Data: 28/06/2019

Você é sedentário? Sedentário é aquele que não pratica qualquer tipo de atividade física com regularidade e tem pouca ou nenhuma disposição para realizar atividades simples do dia-a-dia.

Um estudo apontou que a América Latina é a região com maior índice de sedentários, atingindo 39% da população. O Brasil lidera o ranking destes países, com 47% da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo.

Mas, será que há influência direta na saúde e bem-estar da pessoa a prática de atividades físicas regulares? De acordo com o Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (CGDANT/MS), fazer atividades com regularidade melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório. Isso contribui para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças.

Achou pouco? Além dos efeitos físicos, as pessoas que praticam atividades físicas sentem melhora na saúde mental também. Contribui para a redução de estresse, depressão, aumento da autoestima e da sensação de bem-estar. Se mexer faz bem e te faz feliz.

Lembre-se que a Fundação Copel promove diversas caminhadas ao longo do ano. Esse é um bom incentivo para sair do sofá. Mas não espere até a próxima: comece já!

Acesse os principais serviços da Fundação Copel