Você já ouviu falar de Diabetes Gestacional?

Data: 04/11/2019

A gravidez provoca mudanças significativas no corpo da mulher, principalmente no sistema hormonal. Em consequência disso algumas doenças podem aparecer nesse período. Uma delas é a diabete gestacional, decorrente de um aumento na taxa de glicose (açúcar) no sangue.

Isso pode trazer complicações à saúde da mãe e do bebê. Sendo assim é essencial que, desde o início da gestação, os cuidados sejam redobrados. 

Durante toda a gravidez a mulher precisa fazer um acompanhamento com exames e avaliações para saber se a glicose está ou não controlada, tudo isso, claro, com supervisão médica.

Uma forma de tentar evitar a doença é tomar cuidado com a alimentação e praticar exercícios físicos. Ao contrário do que muitos pensam, a atividade física não faz mal à gestante, pelo contrário, desde que seja feita de forma correta e com prescrição médica a atividade proporciona uma melhor qualidade de vida à mulher e ao bebê.

A prática de exercícios físicos somada à uma alimentação equilibrada pode ajudar a evitar que essas e outras doenças se manifestem durante a gestação. Quanto maior o cuidado, menor o risco.

O importante é garantir a saúde da mamãe e da criança que está por vir.

Acesse os principais serviços da Fundação Copel