Você usa seu plano de saúde de forma consciente?

Data: 09/10/2019

Quando procuramos por um plano de saúde obviamente optamos por aquele que oferece uma boa cobertura, assistência e segurança atendendo nossas necessidades e da nossa família.

Mas qual a melhor maneira de usar esse plano? Antes de tudo, nós temos que ter consciência de que o plano de saúde funciona basicamente como em um condomínio. Todas as despesas são divididas de forma igualitária entre os beneficiários. Mesmo que você tenha utilizado somente serviços de laboratório como por exemplo, exames de sangue, você vai dividir a conta do hospital, da farmácia e do dentista de todo mundo. Ou seja, é preciso usar o plano de forma consciente.

Muitas pessoas que realizam exames laboratoriais, não voltam para buscar o resultado. Sendo assim, o valor acaba sendo dividido por todos os beneficiários. Uma dica para fazer melhor uso desse benefício é ter um médico de referência que já conheça seu histórico de saúde. Assim, ele pode te acompanhar e orientar em possíveis tratamentos, bem como na prevenção e na promoção da sua saúde.

Outra dica é guardar os exames de sangue ou de imagem que você realizou. Um exame simples ou mais complexo como uma tomografia, por exemplo, pode ser utilizado novamente em uma próxima consulta, desde que esteja dentro da validade. Dessa forma é possível evitar que exames sejam refeitos, sem realmente ter necessidade.

No caso da compra de medicamentos prescritos pelo médico, você pode optar por remédios genéricos que têm o mesmo efeito e custam menos. Fazer um bom uso do plano de saúde só traz benefícios para todos e ainda nos ajuda a economizar. 

Acesse os principais serviços da Fundação Copel